Ir para o conteudo

Tecnologia, SaaS, software e dados

Contratos de tecnologia e SaaS para empresas que dependem de dados, software e escala.

Contratos de tecnologia não podem ser tratados como modelos genéricos. SaaS, software, nuvem, APIs, dados, inteligência artificial, propriedade intelectual e níveis de serviço exigem cláusulas precisas para proteger operação, receita, reputação e continuidade.

Iniciar conversa reservada

Contratos digitais com risco real de negócio

Empresas de tecnologia, prestadores B2B, clínicas, escolas, plataformas, consultorias e negócios digitais lidam diariamente com contratos que definem acesso a sistemas, dados, suporte, disponibilidade, responsabilidade, confidencialidade, propriedade intelectual e encerramento.

O Vieira Neto Advogados atua na elaboração e revisão de contratos de SaaS, licenciamento de software, desenvolvimento, suporte, outsourcing, cloud, APIs, marketplace, termos de uso, políticas comerciais, SLA e contratos com fornecedores críticos.

Cláusulas que merecem atenção

  • SLA, disponibilidade, suporte, continuidade e contingência.
  • LGPD, dados pessoais, confidencialidade e segurança da informação.
  • Propriedade intelectual, código, melhorias, integrações e titularidade.
  • Limitação de responsabilidade, indenização, penalidades e rescisão.
  • Reajuste, cobrança recorrente, inadimplência, migração e portabilidade.
  • Uso de inteligência artificial, automação, auditoria e rastreabilidade.

Visão jurídica para crescimento

Um bom contrato de tecnologia reduz atrito comercial, melhora previsibilidade de receita, protege ativos intangíveis e aumenta confiança em due diligence, captação, venda de empresa ou entrada de investidor.

Veja também governança de IA e LGPD, LGPD, due diligence jurídica, advocacia transacional e contato.

Perguntas frequentes

O que é contrato de SaaS?

É o contrato que regula uso de software como serviço, acesso, pagamento recorrente, suporte, dados, disponibilidade, limitações de responsabilidade e encerramento.

Contrato de tecnologia precisa tratar LGPD?

Sim. Dados pessoais, segurança, operadores, controladores, incidentes, compartilhamento e retenção devem ser disciplinados.

O SLA é obrigatório?

Não em todos os casos, mas é altamente recomendável quando disponibilidade, suporte e continuidade impactam a operação do cliente.

IA deve aparecer no contrato?

Quando houver uso de automação ou inteligência artificial em processos relevantes, o contrato deve tratar transparência, dados, responsabilidade e limites de uso.

O escritório atende empresas de tecnologia?

Sim. O atendimento é voltado a empresas, prestadores B2B, plataformas, clínicas, escolas, consultorias e negócios digitais em todo o Brasil.